Tráfico de animais

"O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre devido a sua imensa biodiversidade. Esses traficantes movimentam cerca de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo, colocando o comércio ilegal de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. O Brasil participa com 15% desse valor, aproximadamente 900 milhões de dólares!!!"




Aves apreendidas pelo IBAMA num caminhão que saía da Bahia. Das 449 aves, 400 morreram. Em média para cada 10 animais capturados, 9 morrem.
Fonte: http://www.ibama.gov.br/fauna/trafico/procedimentos.htm


Muitos dos passarinhos que vemos nas casas são vítimas de contrabando



Papagaios são grandes alvos dos criminosos.... as pessoas acham bonitinho ter em casa uma ave que "fala" e os compram das mãos de criminosos. As sequelas podem ser dolorosas...



Marailhosas "acomodações" dadas aos animais. Tem-se ainda meias de nailon, tubos de PVC, latas de tinta... a maldade não tem limite.

A tristeza está nos olhos desses animais...

Os orangotangos que pescam

Interrompi a série o homem e o meio ambiente para divulgar imagens vindas de uma reportagem da globo.com acerca de fotos que instigaram cinetistas. São imagens de orangotangos pescando e nadando... Mas o que me causou espanto foi a surpresa dos cientistas... afinal, somos nós humanos tão especiais e únicos? Espero que fotos assim demostrem cada vez mais que somos parte de um todo, e não seres onipotentes, e que como nós, outras criaturas têm diversas habilidades, e por conseguinte, potencialidades.


Orangotango pescando





Orangotango nadando. Sabe-se que é difícil pra um animal tão peludo nadar por causa do sobrepeso do pêlo molhado
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL445251-5603,00-LIVRO+MOSTRA+FOTOS+DE+ORANGOTANGO+NADANDO.html

Desmatamento

"O desmatamento nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos."
"Duas novas análises prenunciam um ano de 2008 com motosserras e tratores a toda na Amazônia. O governo federal divulgou ontem uma estimativa que mostra que o desmatamento cresceu 8% no período de junho a setembro de 2007 em comparação com o mesmo período de 2006. "


O desmatamento no Brasil começou a ser denunciado na obra Flora Brasiliensis, com 100 anos.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1817_ambiente/4144631_desmatamento.jpg



Rios escoam a "produção"



Assista o vídeo da WWF sobre desmatamento, muito bom! Simples e educativo:

Queimadas

"Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), durante o período de junho a novembro, grande parte do país é acometido por queimadas, que se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade. O fogo é normalmente empregado para fins diversos na agropecuária, na renovação de áreas de pastagem, na remoção de material acumulado, no preparo do corte manual em plantações de cana-de-açúcar etc. Trata-se de uma alternativa geralmente eficiente, rápida e de custo relativamente baixo quando comparada a outras técnicas que podem ser utilizadas para o mesmo fim. Os Estados que, tradicionalmente, apresentam maior número de focos de calor são Mato Grosso e Pará. "

O homem e o meio ambiente

Nessa nova série veremos as interações positivas e negativas do ser humano com a natureza.

Tocantins

Encerrando a série Estados Brasileiros, o mais novo, Tocantins.
"A vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada.
A vegetação é o espelho do clima. Em área, o cerrado ocupa o primeiro lugar no estado do Tocantins. As árvores do cerrado estão adaptadas à escassez de água durante uma estação do ano. Caracterizam-se por uma vegetação campestre, com árvores e arbustos esparsos, útil à criação extensiva do gado, por ser uma vegetação de campos naturais, em espécie vegetal dos diferentes tipos de Cerrado."


Pôr do Sol em Tocantins


Cachoeira



Cobra Hydrodynastes melanogigas





Lobeira ou fruta de lobo

Sergipe

"A vegetação predominante distingue a paisagem típica litorânea, de coqueiros e vegetação rasteira, da caatinga encontrada no interior. As extensas florestas anteriormente existentes, desapareceram substituídas pelo cultivo agrícola ou pela exportação das madeiras nobres, ainda nos tempos da colônia. "

São Paulo

"A poluição do ar na cidade é intensa, devido principalmente a enorme quantidade de automóveis que circulam diariamente na cidade.
Além da poluição atmosférica a cidade sofre também com a poluição hídrica, concentrada em seus dois principais rios, o rio Tietê e o rio Pinheiros, que estão altamente poluídos. Atualmente o rio Tietê passa por um programa de despoluição que dura alguns anos. Como já ressaltado nos itens anteriores, o processo de expansão urbana nas últimas décadas aliou especulação imobiliária, esvaziamento das áreas centrais e precariedade nos novos loteamentos: desta forma, devido à dificuldade de aceder à terra urbana qualificada em áreas centrais, milhares de famílias se viram obrigadas a ocupara regiões ambientalmente frágeis - como as de mananciais. Com isto, também ocorre uma sobrevalorização do transporte individual sobre o transporte coletivo - levando à atual taxa de um veículo para cada dois habitantes e agravando o problema da poluição ambiental.
O problema do abastecimento equilibrado de água para a cidade - e para a metrópole, de uma forma geral - também se configura como questão preocupante: São Paulo possui poucas fontes de água em seu próprio perímetro, tendo de buscá-la em bacias hidrográficas distantes. O problema da poluição da água também é agravado pela ocupação irregular das áreas de mananciais, ocasionada pela supracitada expansão urbana."


Poluição, esse é o grande marco que se ressalta quando falamos da grande São Paulo.


O ar quase tóxico

Poluição nos grandes rios...


E nos pequenos também


Mas apesar de tudo, a vida persiste, e insiste!


Moscas, ratos, baratas fazem parte da fauna urbana

Cyanopepla sp. (Arctiidae), em Biritiba-Mirim

Santa Catarina

"A cobertura vegetal original do estado compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. Contudo, o plantio de árvores tem crescido, graças aos incentivos governamentais e ao desenvolvimento da indústria madeireira. No planalto, apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos."

Roraima

"A vegetação predominante no estado é a de floresta tropical (revestindo aproximadamente 72% da área total), recobrindo especialmente as porções meridional e ocidental.
Campos e cerrados, conhecidos regionalmente como "lavrados", correspondem aos 28% restantes, revestindo as áreas setentrionais e orientais do estado."

Rondônia

"A área limitada pelo Estado de Rondônia, tem quase 80% coberta por densa floresta tipo amazônica (perinófila e subcaducifólia), que galga a encosta do planalto acompanhando os cursos dos rios em forma de mata de galeria. Associado a essas florestas, aparecem as formações de cerrados (savana), campos sujos e campos limpos. A constituição e distribuição das formações vegetais estão condicionadas ao clima e fatores edáficos, principalmente à drenagem e a disponibilidade de nutrientes."

Veja mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...