"O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bugio
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Alouatta_fusca_clamitans.jpg
Fonte: http://www.projetomucky.com.br/wp-content/uploads/2009/09/JV.jpg
Fonte: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/04/macaco-bugio-denis-ferreira-neto.jpg
Fonte: http://opovo.uol.com.br/img_ctd_opovo/img_fotogaleria/3188.jpg
Fonte: http://www.tecniflora.com.br/assets/images/38.jpg
Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/dados1/materias/SDET_Bugiu_010807_NS%20023.jpg
Fonte: http://static.panoramio.com/photos/original/5998342.jpg
Veja p blog na íntegra em http://fotosdenatureza.blogspot.com
Veja também:
Mico-leão
Macaco prego
Bicho preguiça
4 comentários:
Acho tão interessantes os primata, são os meus favoritos.
Abraços forte
Bacana! O seu post, quanto aos Bugios os coitados recentemente sofreram com a febre amarela aqui no estado RS muitos morreram, mas e serviram como alerta pois a partir da morte deles descobríamos que o local estava sob ameaça, era triste ver eles morrendo.
Algumas pessoas mal informadas queriam matar os que restavam achando que fossem eles os causadores da doença, na verdade eram apenas vítimas indefesas.
Abraço
Teve um tempo, há alguns anos atrás, que trabalhei em uma casa de gente abastada, num local com mata nativa em redor, em que eles sempre vinham próximo ao quintal. E gritavam, pq tava na hr do almoço. Queriam banana!! kkkkk. Safados!!
Bjs!!
Sério nss aqui também acontece mais eles só gritam meu sonho é ver um de perto pena q eles so gritam quando tem chuva e nem aparecem
Postar um comentário